Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)

Grau conferido: Licenciado em Química

Campus: Darcy Ribeiro

Turno: noturno

Número de semestres:  7 (mínimo) - 15 (máximo)

Carga Horária total: 3045 h (Optativas: 930 h; Complementares: 210 h)

Carga Horária Obrigatória: 1905 h totais - (795 h Práticas; 1110 h Teóricas)

 

Formas de ingresso

Primeiro semestre de cada ano: 16 vagas via ENEM/ 16 vagas via PAS.

Segundo semestre de cada ano: 16 vagas via VESTIBULAR / 16 vagas via PAS.

O curso também aceita estudantes por outros processos seletivos para vagas remanescentes, como Transferência Facultativa, Portador de Diploma Superior, editais de transferência interna e de segunda habilitação. Além disso, acolhe estudantes em transferências obrigatórias e por convênios nacionais e internacionais.

 

Sobre o curso

A UnB oferta habilitação em licenciatura na modalidade presencial desde a década de 1960. No entanto, somente a partir de 1993 a Licenciatura em Química na UnB tem fluxo, ingresso e identidade independentes e distintas da habilitação em bacharelado.

O curso de Licenciatura em Química da UnB adota uma visão de plena integração entre teoria e prática. Entende-se que todas as disciplinas devem estar comprometidas com a formação do professor, independentemente de serem científicas, pedagógicas ou de Didática do Ensino de Química. Além disso, a existência de um forte e consistente núcleo de disciplinas de Didática do Ensino de Química possibilita o trabalho em uma perspectiva interdisciplinar.

No curso, prioriza-se trabalhar a prática docente nas disciplinas relacionadas à Didática de Ensino de Ciências, bem como nos Estágios Supervisionados em Ensino de Química, buscando associar as atividades à necessária reflexão teórico-metodológica. Adicionalmente, os resultados oriundos dessas atividades de prática docente orientam o Trabalho de Conclusão de Curso a ser realizado pelos estudantes.

 

Objetivos

O objetivo geral do curso de Licenciatura em Química é a formação de professores para a educação básica, com ênfase na formação para as últimas séries do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

São objetivos específicos do curso:

 – que o profissional oriundo deste curso de graduação apresente um expressivo conhecimento dos conteúdos da área;

– que o profissional tenha preparação adequada que o capacite mobilizar os conhecimentos pedagógicos e experiências relacionadas à Química e áreas afins na atuação profissional como educador nos Ensinos Fundamental e Médio;

– que o curso ofereça formação generalista, robusta e ampla em conteúdos dos diversos campos do conhecimento científico;

– que o curso mantenha-se integrado a pesquisas, projetos e programas de extensão e de pós-graduação, preferencialmente na área de Ensino de Ciências, especialmente aqueles desenvolvidos na Universidade de Brasília.

 

Perfil do Egresso

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Química descrevem as competências e habilidades que se objetivam alcançar na formação do licenciado. Dentre elas, estão:

- identificar o processo de ensino/aprendizagem como processo humano em construção;

- reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político;

- conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química, além de conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;

- contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes.

 

Áreas de atuação

Além da atuação na educação básica, como professor, os licenciados em Química possuem outras opções, como, por exemplo, a atuação: na Química Forense, em organizações não governamentais ou órgãos públicos de proteção ao meio ambiente; empresarial empreendedora na área de formação.

O Conselho Regional de Química também permite, além do exercício do magistério, a atuação do licenciado em Química nas seguintes atribuições, que reúnem diversas atividades cada uma: direção, supervisão e responsabilidade técnica; assessoria, consultoria e comercialização; perícia, serviços técnicos e laudos; desempenho de cargos e funções técnicas; pesquisa e desenvolvimento; análise química e físico-química; padronização e controle de qualidade. Assim, o licenciado em Química pode atuar, por exemplo, na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica, ou em indústrias químicas, como, por exemplo, na indústria petroquímica, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de calçados, de pigmentos e tintas, de sabão, de velas, de álcool, de explosivos, de adubos, de colas, de plásticos, de cimento, etc.

 

Currículo

Para integralização da carga horária total do curso, o currículo é composto por uma série de requisitos. As categorias das disciplinas que o compõem são: obrigatórias, obrigatórias seletivas e optativas. Além dessas, existe carga curricular em módulo livre, atividades complementares e extensão.

Currículo: Matrícula Web | Currículo da Habilitação (unb.br)

Coordenadora do Curso: Profa. Evelyn Jeniffer de Lima Toledo

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso