Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)

Grau conferido: Engenheiro Químico

Campus: Darcy Ribeiro

Turno: diurno

Número de semestres:  10 (mínimo) - 18 (máximo)

Carga Horária total: 3960 h (Optativas: 1125 h; Complementares: 0 h)

Carga Horária Obrigatória: 2835 h totais (675 h Práticas; 2160 h Teóricas)

 

Formas de ingresso

 

Primeiro semestre de cada ano: 20 vagas via ENEM/ 20 vagas via PAS.

Segundo semestre de cada ano: 20 vagas via VESTIBULAR / 20 vagas via PAS.

Além do ingresso tradicional via Vestibular/PAS/Enem, é possível o ingresso no curso de Engenharia Química por meio de Transferência Facultativa (egressos de outra Instituição de Ensino Superior), como portador de diploma de curso superior e transferências internas por mudança de curso ou duplo curso. Estas modalidades são dependentes da disponibilidade de vagas definidas pelo Colegiado dos Cursos de Graduação e Extensão do IQ e dos requisitos estabelecidos em edital específico.

 

Sobre o curso

 

O curso de graduação em Engenharia Química da Universidade de Brasília (UnB) foi criado em 26 de agosto de 2011, na 381ª Reunião do Conselho Universitário da UnB, por meio da Resolução n° 17/2011. A principal motivação para a criação do curso (o segundo na região) foi completar a oferta de capacitação de profissionais da área da Química com formação sólida em Engenharia Química. Desta forma, o curso de graduação em Engenharia Química da UnB contribui para a formação de profissionais que abrangem todas as habilitações profissionais previstas tanto pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) quanto pelo Conselho Federal de Química (CFQ), necessárias para a atuação profissional de Engenheiros Químicos na área da Indústria Química.

O curso se destaca pelo caráter interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento adquirido, o que permite ao profissional formado atuar com competência em diversos segmentos tecnológicos.

 

Objetivos

 

Busca-se, na graduação em Engenharia Química, a formação de profissionais cujo conhecimento atenda às competências elencadas no Art. 4° da Resolução CNE/CES 11/2002, fundamentais para o exercício profissional:

- aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;

- projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

- conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;

- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;

- identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

- desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

- supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;

- avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;

- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

- atuar em equipes multidisciplinares;

- compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;

- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;

- assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

 

Perfil do Egresso

 

O perfil requerido para o egresso atende ao requisito básico estabelecido pelo Art. 3° da Resolução CNE/CES n° 11/2002, que preconiza: “O Curso de Graduação em Engenharia tem como perfil do formando egresso/profissional o engenheiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.”

 

Áreas de atuação

 

O curso de graduação em Engenharia Química da UnB visa a formar profissionais para atuar na indústria e em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico voltadas para processos industriais de transformação físico-química.

 

Currículo

 

Para integralização da carga horária total do curso, o currículo é composto por uma série de requisitos. As categorias das disciplinas que o compõem são: obrigatórias, obrigatórias seletivas e optativas. Além dessas, existe carga curricular em módulo livre, atividades complementares e de extensão.

Currículo: Matrícula Web | Currículo da Habilitação (unb.br)

Coordenador do Curso: Prof. Fábio Moreira da Silva

Contato:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso.