O Professor Gerson Mól (IQ-UnB) e a Professora Juliana Caixeta (FUP-UnB) organizaram o livro ‘O Ensino de Ciências na Escola Inclusiva’, publicado pela Editora Brasil Multicultural. Segundo a apresentação do livro, “Pensar o Ensino de Ciências numa perspectiva inclusiva requer a ruptura com o paradigma hegemônico predominante nas ciências, assim como exige uma escuta ativa das vozes dos silenciados e o diálogo com os saberes e valores desses sujeitos. Esta obra apresenta exatamente isso, a partir de diferentes olhares sobre a relação do Ensino de Ciências com a Educação Inclusiva em diferentes contextos, tais como a Educação do Campo, a Educação no Cárcere, a Educação de Jovens e Adultos, o Atendimento Educacional Especializado, a Educação Especial, a Educação intercultural indígena, as Classes Hospitalares e as comunidades ribeirinhas. Apesar da pluralidade epistemológica e metodológica dos trabalhos, estes possuem uma mesma intencionalidade: a promoção de práticas inclusivas no Ensino de Ciências como proposta de educação crítica, libertária e contra- hegemônica. A obra torna-se mais do que um trabalho científico, trata-se de um manifesto em defesa da educação, da Ciência, da sustentabilidade e dos Direitos Humanos. Recomendo a todas e todos a leitura desse livro, em especial, aqueles que trabalham e pesquisam o Ensino de Ciências na perspectiva inclusiva.”

 

Ensino de Ciências