Ciências Ambientais

O curso de Ciências ambientais é oferecido em consórcio pelo Instituto de Química (IQ), pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), pelo Instituto de Ciências Biológicas (IB), pelo Instituto de Geociências (IG) e pelo Departamento de Economia da Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (FACE).

Grau conferido: Bacharel em Ciências Ambientais

Campus: Darcy Ribeiro

Turno: noturno

Número de semestres:  7 (mínimo) – 14 (máximo)

Carga Horária total: 2700 h (da quais, 1590 são optativas)

Carga Horária Obrigatória: 1110 h totais

Formas de ingresso:

Primeiro semestre de cada ano: 20 vagas via ENEM/ 20 vagas via PAS.

Segundo semestre de cada ano: 20 vagas via VESTIBULAR / 20 vagas via PAS.

O curso ainda aceita estudantes por outros processos seletivos para vagas remanescentes, como Transferência Facultativa, Portador de Diploma Superior, editais de transferência interna e de segunda habilitação, bem como acolhe estudantes em transferências obrigatórias e por convênios nacionais e internacionais.

Sobre o curso:

O Curso de Ciências Ambientais surgiu como uma proposta de criação de um novo curso, com perfil interdisciplinar, por meio da parceria das diferentes unidades acadêmicas já citadas acima. A proposta aprovada buscou incorporar, no projeto pedagógico do curso, o atendimento às metas gerais do Projeto REUNI – UnB, propiciando uma sólida formação acadêmica aos seus egressos.

Mesmo considerando que outras unidades da Universidade de Brasília já tivessem cursos com enfoque ambiental (como, por exemplo, o curso de Engenharia Ambiental do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade de Tecnologia (ENC/FT) e o curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Planaltina, o Curso de Ciências Ambientais não apresenta sobreposição pois, neste caso, a ênfase foi dada à abordagem interdisciplinar das questões ambientais e suas interfaces com as dimensões sociais e econômicas. Adicionalmente, o funcionamento simultâneo dos referidos cursos permite aos alunos um espectro mais diversificado de disciplinas disponíveis

Objetivos:

O curso de Ciências Ambientais da UnB foi planejado com o objetivo de formar profissionais indispensáveis para o avanço do desenvolvimento ambiental no país. Os egressos do curso devem ter condições de desempenhar suas funções em qualquer área das ciências da terra, com capacidade de avaliar, caracterizar e diagnosticar diferentes problemas ambientais e propor medidas mitigadoras, além de planejar e manejar recursos naturais de forma sustentável. A visão interdisciplinar é a característica central de formação, permitindo ao egresso a condução de trabalhos em equipes multidisciplinares.

Tem-se como objetivo que os egressos do Curso de Bacharelado em Ciências Ambientais sejam profissionais que:

  • entendam o funcionamento natural de sistemas ecológicos, considerando as interações com sistemas humanos;
  • entendam o nível de complexidade associado ao funcionamento de sistemas ecológicos, estando aptos a pensar criativamente sobre esses processos e a trabalhar problemas ambientais multidisciplinares;
  • independentemente da cadeia de seletividade para a qual tenham optado, apresentem condições reais de desenvolver atividades em todos os eixos das ciências ambientais, incluindo aspectos sociais, econômicos, de biodiversidade e de geodiversidade;
  • enfatizem o pensamento e a aprendizagem, com capacidade de análise integrada das questões ambientais, para além das abordagens lineares e fragmentadas.

Áreas de atuação:

Esse profissional deverá ser capaz de trabalhar, de forma interdisciplinar, com:

  • planejamento ambiental;
  • manejo e conservação de recursos hídricos (superficiais e subterrâneos);
  • recuperação de áreas degradadas;
  • passivos ambientais;
  • estudos ambientais diversos;
  • licenciamento ambiental de empreendimentos;
  • monitoramento ambiental;
  • conservação e uso da biodiversidade;
  • educação ambiental.

Os bacharéis em Ciências Ambientais podem trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e no terceiro setor. No que diz respeito à regulação ou fiscalização, o mercado de trabalho é bastante promissor, uma vez que muitas atividades econômicas requerem algum tipo de licenciamento ambiental.

Currículo:

Para integralização da carga horária total do curso, o currículo é composto por uma série de requisitos. As categorias das disciplinas que o compõem são: obrigatórias, obrigatórias seletivas e optativas. Além dessas, existe carga curricular em módulo livre, atividades complementares e extensão.

Currículo: SIGAA | Currículo da Habilitação (unb.br)

Coordenador do Curso:  Prof. Ângelo Henrique de L. Machado

Contato: ciamb@unb.br

Telefone: (61) 3107-6626

Fonte: Projeto Político Pedagógico do Curso.

Pular para o conteúdo