A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e com coordenação nacional da Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão. A OBESQ tem por objetivos gerais descobrir jovens, com muito talento, dentre graduandos dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química, Engenharia Química, Química Industrial, Química Tecnológica, Farmácia, Tecnologia de Processos Químicos e áreas afins. Esta Olimpíada busca incentivar os estudantes com interesse no estudo de Química e permitir que apliquem seus conhecimentos e suas habilidades em um espírito olímpico, tal como vem sendo feito com o Ensino Médio e o Ensino Fundamental há algumas décadas. Visa, também, promover a aproximação entre professores, profissionais e estudantes de Instituições de Ensino Superior de Química brasileiras; estimular o ensino, o estudo e a pesquisa em áreas envolvendo Química e, assim, contribuir para a formação de profissionais naquelas áreas. Como objetivos específicos, a OBESQ procura identificar os melhores estudantes de instituições públicas e privadas do Brasil, nas áreas mencionadas, estimulando-os com premiações, mesmo que simbólicas; e selecionar e capacitar os estudantes para compor as delegações que representarão o Brasil nas competições internacionais relacionadas à Química. (http://www.obesq.org). 
 
Em 2018
 
A primeira competição nacional ocorreu no ano passado e a UnB foi representada por dez (10) dentre nossos discentes, que aceitaram o desafio de fazer uma prova que foi absurdamente difícil. Literalmente sem noção (observação da profa. Elaine Maia), sobretudo porque ela é aberta a graduandos do primeiro ao último semestre de seus cursos. Nossos 10 representantes se classificaram entre os melhores candidatos do Brasil, no evento de 2018. Foram eles, em ordem alfabética:
  

André Baroni Lacava

Ariane Cristina Boechie Carvalho

Beatriz Batista de Assumpção

Bernardo Dias Fróes Píramo de Souza

Enzo Matheus Carmo da Silva

Gabriel Ali Atta Diab

Hugo Oliveira Rodrigues Poley Malacco

Igor Freitas Figueiredo

João Pedro Vieira Lima

Yago Silva de Oliveira

 
Nas fotos a seguir podemos ver Bernardo Dias Fróes Píramo de Souza recebendo o troféu, por sua classificação geral. Vemos, também, Ariane, também sendo homenageada, em cerimônia que ocorreu em Fortaleza, em novembro de 2018.
 
 bernardo trofeu OBESQ 2018
 
ariane OBESQ 2018
 
 Em 2019 
 
Com a introdução acima, o Instituto de Química da Universidade de Brasília vem parabenizar a nossos treze (13) graduandos, por ordem alfabética, que tão brilhantemente representaram a UnB, DF e Entorno, na OBESQ, e ficaram entre os trinta (30) mais bem classificados do país, dentre centenas e centenas de candidatos dos estados brasileiros.
 

Ana Beatriz da Silva Sampaio

Bernardo Dias Fróes Pìramo de Souza

Breno Ramiro Rocha

Giordano Mateus Bezerra Melo

Henrique do Nascimento Coutinho

Igor Freitas Figueiredo

João Victor Cequine Mendonça Neiva

Lavinya Junqueira dos Santos

Matheus Pereira Sales

Natália Soares de Oliveira

Pedro Judah de Moura Messias

Samuel Nunes Limberger

Yago Silva de Oliveira.

 
A classificação final é surpresa, será anunciada no dia 29 de novembro de 2019. Observem que este resultado evidencia, o mérito individual, é claro, mas mostra, sem margem a dúvidas, que os cursos do Instituto de Química são, também, de alto nível.
 
Parabéns a vocês, campeões em 2019, estamos muito orgulhosos de todos e esperamos conseguir levar a São Paulo, no dia 29 de novembro próximo, ao menos alguns dentre vocês, para que possam receber as medalhas que muito merecem!!!
 
 OBESQ 2019 foto1 reduzida
 
OBESQ 2019 foto2 reduzida
 
OBESQ 2019 foto3 reduzida
 
foto grupo Obesq 2019 espelho dagua reduzida